loading

O que é cenografia e como usá-la em eventos?

Quando questionados sobre o que é cenografia, os leigos tendem a relacionar esse trabalho ao teatro. Isso faz muito sentido, visto que o objetivo final dessa atividade aplicada nos palcos e ações de marketing é o mesmo: propor uma experiência que transporte os espectadores/visitantes para um ambiente fora do contexto real.

Em linhas gerais, cenografia é a ambientação de um espaço a partir de elementos visuais como decoração, acessórios e iluminação. Essa arte tem suas raízes no teatro e, embora ainda seja muito associado às artes cênicas, seus conceitos extrapolam essas barreiras.

Os cenógrafos teatrais Joslin McKinney e Philip Butterworth, por exemplo, dizem o seguinte:

“Cenografia não é simplesmente criar e apresentar imagens para uma plateia; ela está preocupada com a recepção e o engajamento da plateia. É uma experiência sensorial ao mesmo tempo que intelectual, emocional e, também, racional.”

Todos os dias somos bombardeados por informações, imagens, sons, cheiros, toques e gostos. Somos tão estimulados que nossa capacidade de concentração diminui a cada novo app, post ou gadget. Com os cinco sentidos aflorados a todo minuto, não é à toa que esse conceito “sensorial” da cenografia seja levado aos grandes eventos e ao live marketing.

Como dissemos, o marketing atual é cada vez mais pautado pelo envolvimento do consumidor com a marca. E, mesmo com a potencial aproximação que as redes sociais proporcionam, é preciso ir além do mundo virtual para conquistar esse engajamento.

Assim, podemos compreender o live marketing como uma atividade que envolve ações utilizadas para ampliar a interação com as pessoas, de maneira que possa gerar empatia por vivência do conceito, e não só pela informação. É dar vida ao conteúdo. E, por meio desse mecanismo, mostrar, atrair, fidelizar, gerar vendas e, obviamente, experienciar a marca.

A GTM Cenografia, com 25 anos de história, é uma das principais empresas do ramo de cenografia no Brasil e pioneira na implantação em grandes eventos, sejam eles corporativos, culturais e esportivos, nacionais e internacionais, e entende profundamente o tema.

Post Details

Category

cenografia

Date

novembro, 2018

Author

Admin Geral

Leave a Comment